:

  • Cratera Se Abre Em Prédio E Assusta Moradores


  • O síndico do prédio, de 45 anos, conta que o problema vem se estendendo desde o ano passado, em junho de 2022.

Um buraco enorme se abriu em uma área de um prédio coletivo, na Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta sexta feira, dia 12, após um acidente. O prédio fica no local da rua Caiapós, no bairro Tupi. De acordo com os moradores, a causa seria uma galeria que passa no local.

Uma mulher, que não quis ser identificada, relatou que assim que ela acordou e abriu a janela, o buraco já estava lá. "Hoje de manhã que eu vi. Foi um susto. Além de impedir a passagem, não sabemos o que isso vai impactar nos apartamentos. Estamos com medo que o buraco aumente", disse ela.

Alexandre Ramon Fabregat, O síndico do prédio, de 45 anos, conta que o problema vem se estendendo desde o ano passado, em junho de 2022. 

"Começou com algumas rachaduras no piso e nós protocolamos na prefeitura o problema. Mas, segundo a administração, como era na área interna do prédio, eles não podiam fazer nada".




De acordo com ele, no endereço passa uma galeria. "Eu não sei o que e onde eu posso fazer obra. Esse prédio é antigo, sabemos que tem tubulações. Eu tentei contato com a Sabesp, mas nada também foi feito. A nossa parte, nós tentamos", explicou.

A Prefeitura de Praia Grande disse que uma equipe da Secretaria de Urbanismo (Seurb) estava no local. Depois da análise, a Defesa Civil foi chamada para que o prédio fosse interditado. A recomendação é que ele passe por uma avaliação dos motivos que causaram o estrego.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) notificou que um técnico examinou o prédio e notou que o afundamento é na direção do sistema de drenagem, não sendo de responsabilidade da Companhia. Sendo assim, a Sabesp não arcara com nenhum custo por conta do dano.